Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

03. ASPECTOS GEOGRÁFICOS DO ESTADO

O Território Federal de Rondônia foi constituído por áreas desmembradas dos Estados do Amazonas e Mato Grosso, com uma superfície de 238.378 Km², situado na Amazônia Ocidental, ao Sul da Região Norte e a Nordeste do Estado do Mato Grosso e ao Sul do Amazonas, limitando-se com dois citados Estados e com o Estado do Acre e com a República da Bolívia, inteiramente dentro dos trópicos. Esta superfície, limites e confrontações foram mantidos, ao ser elevado à condição do estado.


Em superfície o Estado de Rondônia, representa, 6,19% da área da região Norte, e 2,80% da superfície do Brasil.


Coordenadas Geográficas – Pontos Extremos do Estado de Rondônia.


Ao Norte, a confluência do Igarapé Maicy com o rio Madeira a 7°55’30”L S (Latitude Sul).


Ao Sul, a foz do rio Cabixi, no rio Guaporé a 13°41’30”L S.


A Leste, o Salto Joaquim Rios, no rio Iquê, a 59°50’49”L N W (Longitude Oeste).


A Oeste, a Passagem da linha Geodésica Cunha Gomes, no divisor de águas Abunã, Ituxi, a 66°15’00’’LNW.


Limites: Ao Norte, Nordeste e Noroeste, com o Estado do Amazonas.


Ao Leste e Sudeste com o Estado do Mato Grosso;


Ao Oeste com o Estado do Acre e a República da Bolívia;


Ao Sul e Sudeste com a República da Bolívia.



FUSO HORÁRIO



1- A hora varia quando varia a longitude. Logo, todos os locais situados no mesmo fuso terão a mesma hora. Vale observar que a hora de GREENWICH (GMT) é a hora padrão. A contagem das horas começa aí, sendo a base do horário legal, convencionado e adotado em todo mundo, desde os fins do século XIX.


2- Todos os locais situados a leste desse meridiano têm nora adiantada. Todos os locais situados a Oeste do Meridiano de GREENWICH têm hora atrasada em relação aos locais situados a leste.


3- O Estado de Rondônia fica no fuso horário de 04 (quatro) horas negativas em relação a hora de GREENWICH, isto é , a 60° Oeste do meridiano inicial que passa em Londres.


4- Hora lega de Rondônia em relação aos fusos horários do Brasil e a hora de GREENWICH.



O RELEVO DO ESTADO


O relevo é formado por 04(quatro) áreas geográficas distintas: Planície Amazônica, a Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro, o Vale do Guaporé-Mamoré e Chapada dos Parecis-Pacaás Novos.


O relevo de Rondônia é formado por terrenos antigos ( Era Arqueozóica e Proterozóica). Existem ocorrência de áreas sedimentares mais recentes (Cenozóico), em partes da Planície Amazônica. A altitude do relevo em sia quase totalidade, situam-se acima de 100 metros do nível do mar. As maiores elevações encontram-se nas Serras dos Pacaás Novos e Parecis, atingindo altitudes superiores a 1000 metros acima do nível do mar.


1- A Planície Amazônica apresenta declive bastante suave dentro do Estado. Corresponde à faixa drenada pelo rio Madeira, prolongado-se na direção da calha do rio Amazonas. Apresenta-se na forma de baixoa platôs com altitudes médias de 100 a 200 metros. Constitui-se de sedimentos areno-argilosos em sua parte superficial e argiloso em profundidade. Encontra-se nesta área vegetação do tipo arbórea, herbácea e arbustiva, predominando as de grande porte com características típicas de floresta Equatorial, isto é, da Floresta Amazônica , apresentando aspectos bastante diversos de acordo com a área ocupada, dando, as vezes, a impressão de ser outra floresta. Algumas espécies caracteristicas Amazônica, apresentando aspectos bastante diversos de acordo com a área, dando, as vezes, a impressão de ser outra meta. Algumas espécies caracteristicas dessa floresta são: a castanheira, a samaumeira e o caucho, que normalmente se localizam nas terras firmas, isto é, nas áreas não sujeitas as inundações. Próximos ao leito dis ruis sujeitos as inundações periódicas aparece a mata de várzea. A mata de igapós nas áreas inundadas, as plantas típicas dos leitos fluviais, é a vitória-régia. A planície é uma superfície aplainada morfoclimática.


2- Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro. é um acidente do relevo do Estado, sendo uma faixa de terreno arqueano, constituída de restos de uma superfície de aplainamentos rebaixada pelas sucessivas fases erosivas, surgindo rochas sedimentares e depósitos em consequência da erosão provocadas por violentas enxurradas ocorridas em períodos remotos, em decorrência do clima seco e por falta da cobertura florestal.


3- Chapada dos Parecis-Pacaás Novos. Ocupa a maior área do Estado. é a superfície cimeira parte superior da região, sendo originária de uma antiga área de deposição. Recebe várias denomicações locais como: Serra de São Francisco, Serra Nova, Serra de Vitória, entre outras. O ponto mais elevado do relevo é o Pico do Tracuá com 1.126 metros na altura na Chapada dos Pacaás Novos, no Município de Campo Novo ( Rondônia).


4- Vale do Guaporé-Mamoré. É uma vasta planície, constituída por terrenos baixos e alagadiços. É drenada pelas águas dos rios Guaporé e Mamoré e pelo baixo curso de seus afluentes.



TIPOS DE ROCHAS PREDOMINANTES


A rocha é um agregado natural formado de um ou mais minerais.


01- Magmáticas: Granito em Porto Velho, ao longo do Rio Madeira, trechos de Samuel, Ariquemes e Alto Candeias.


-Periodotito - Cacoal; -Cabro- Alvorada D'Oeste; -Quartzo Pórfiro- Porto Velho;


02- Sedimentares:


- Laterita Hidromórfica-Porto Velho; -Arcósia-Guajará - Mirim; Arenito- Vilhena e Ji - Paraná; -Dolomito-Espigão D'Oeste; -Conglomerado- Km 110 Porto Velho rumo Rio Branco.


03-Metamórficas:


- Chamoquito - Outro Preto D'Oeste.



BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS ESTADO DE RONDÔNIA


"Bacia hidrográfica é toda área drenada por um rio principal e seus afluentes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário